A educação, a literacia e o autocuidado são de grande importância não só para a promoção e proteção da saúde da população, mas também para a efetividade e eficiência da prestação de cuidados de saúde
O projeto “Oficinas da Saúde” surge da necessidade de se colmatar a notória falta de literacia em saúde na população da área geográfica de intervenção da UCC Mafra, visando contribuir para a melhoria da condição de saúde da população e a consequente obtenção de ganhos em saúde.
O desenvolvimento deste projeto tem como principal objetivo promover e incentivar comportamentos e atividades no âmbito da Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, e assenta na elaboração de um plano da ação anual que se concretiza na construção de um conjunto de ações de informação e de sensibilização, englobando várias temáticas no âmbito da saúde e sua promoção.
O projeto pretende (In)formar a população em geral, no entanto tem como público-alvo a comunidade adulta e idosa, os cuidadores formais e informais e os profissionais ligados a atividades associadas à promoção da saúde e prevenção da doença.
Neste sentido realiza-se a Palestra “Alimentação e Nutrição no Ciclo de Vida” inserida no Projeto “À Conversa com a Comunidade”, que se realiza no dia 4 de Abril de 2017, das 18h30 às 19h30, no Auditório D. Pedro V em Mafra.
A Alimentação e Nutrição desde o momento de concepção que é tida em elevada consideração. É necessário que os progenitores sejam saudaveis e ferteis a fim de originar um ser perfeito.
Durante a gravidez o bebe absorve os nutrientes necessários ara o seu desenvolvimento, por isso a mãe tem de se alimentar e nutrir para satisfazer estas necessiades sem ficar prejudicada num futuro próximo.
Nos primeiros meses de vida o leite materno é o melhor alimento, pois irá definir toda a vida futura em termos de saúde.
A diverisifcação alimentar deve ser respeitada conforme o ritmo do bebe, contudo devemos sempre oferecer os alimentos saudaveis e insistir para que a criança os consuma.
Quando as crianças são mais crescidas ou mesmo na adolescencia, devem fazer a alimentação da familia que deve respeitar os principios de uma alimentação saudavel.
No desportista os cuidados alimentares são fundamentais para a performance de um atleta (amador ou profissional) neste sentido as refeições pré e pós- treino são fundamentais, bem como antes e depois das provas e os habitos e comportamentos alimentares continuos.
Na idade sénior a promoção de um envelhecimento saudavel e activo promove a prevenção de doenças e a alimentação e nutrição funcionam como coadjuvante nas patologias.
Por fim, é importante que sejamos felizes!