Dra Noélia Arruda

A linha que separa a Fertilidade da Gravidez: Cuidados Alimentares e Nutricionais

A nutrição e alimentação para a fertilidade é cientificamente provada como um coadjuvante eficaz e de sucesso, bem como a continuidade durante a gestação para que a gravidez termine ás 40 semanas e que o bebe tenha uma vida longa e saudável.

Quando um casal decide abraçar a parentalidade reúnem todos os esforços para melhorar a sua fertilidade. A responsabilidade para o sucesso da gestação é de 50% para cada um dos progenitores. Tanto para o homem como para a mulher é importante a realização de exames específicos para que se avalie o nível de fertilidade do casal e se descarte qualquer situação de infertilidade sem causa aparente.

Caso haja uma situação de infertilidade, atualmente existem uma série de estratégias que permitem contornar esses desafios para o casal. Sejam técnicas medicamente assistidas como a FIV ou ICSI, ou sessões de acupuntura, ou a nutrição e suplementação com a adoção de um estilo de vida ativo.

Em termos alimentares existem realmente alimentos que ajudam a tornar óvulos e espermatozoides mais férteis. O impacto alimentar e nutricional para o casal permite desintoxicar o organismo, melhorar o funcionamento hormonal e metabólico e principalmente para a mulher exacerbar o período fértil e a ovulação. Numa outra vertente de atuação a utilização de suplementação pode ser um gatilho determinante no sucesso do casal, visto que como o próprio nome indica, os suplementos são apenas a reposição extra de nutrientes quando as necessidades de um indivíduo estão acrescidas, e neste caso é tanto para o homem como para a mulher.

Mas quando o teste de gravidez dá positivo o foco cai única e exclusivamente na mulher recentemente grávida! Aquando da união dos dois gametas – masculino e feminino – inicia-se a multiplicação celular a uma velocidade alucinante que tem um pouco mais de tranquilidade às 12 semanas.

Logo que se tenha conhecimento do positivo e durante todo o período gestacional, a alimentação e a nutrição deve ser completa, variada e equilibrada. Alguns dos suplementos da fertilidade podem ainda transitar para a gestação dependendo do enquadramento e necessidades da grávida.

Os fundamentos da Alimentação Funcional Integrativa e Holística para a Fertilidade de um casal que busque a parentalidade, perpetua-se ao longo da gravidez, na amamentação, na diversificação alimentar e na educação alimentar dos seus filhos.

Preencha os campos abaixo para garantir a sua vaga!


This will close in 0 seconds

Scroll to Top