A fertilidade masculina, ou seja, o investimento na saúde dos espermatozoides, com finalidade a uma gestação viável, inicia-se 90 dias antes. O processo de espermiogénese requer uma serie de nutrientes, como antioxidantes (coenzima-Q10, vitamina C) e fitoquímicos (resveratrol, curcuma).
O primeiro exame realizado, para avaliar a saúde dos espermatozoides, é o espermograma. Os critérios mais importantes dos espermatozoides a ter em consideração são: a concentração, a motilidade ou movimento e a morfologia ou forma.
Quando há alteração na concentração, ou seja, o valor está abaixo de 40M/ml já causa impacto na fertilidade e denomina-se por Oligospermia. Quando há alteração na motilidade, ou seja, quando a soma do tipo A + tipo B está abaixo de 32 já causa impacto na fertilidade e denomina-se de astenospermia. Quando há alteração na morfologia, no valor de espermatozoides perfeitos, ou seja, o valor está abaixo de 4% já causa impacto na fertilidade.
Em qualquer uma destas situações deve-se despistar as doenças testiculares que impactam na infertilidade masculina.
Das várias doenças testiculares temos por exemplo e mais comum, o varicocele que é uma dilatação das veias dos testículos que leva a uma acumulação de sangue e danifica os espermatozoides. O varicocele poder ser facilmente solucionado através de cirurgia e consegue-se melhorias significativas na qualidade dos espermatozoides. Outro exemplo é o hipogonadismo gonadotrófico que é uma alteração na função testicular e consequentemente na produção e qualidade do esperma e da testosterona. Uma avaliação aprofundada do funcionamento da tiroide é uma estratégia para normalização da função tiroidiana e da testosterona e assim melhorar a qualidade dos espermatozoides.
Como terapia base para qualquer patologia é unanime o suporte alimentar através da implementação de hábitos alimentares saudáveis e funcionais, bem como um estilo de vida ativo. É importante que nos 3 meses antes do casal pensar engravidar, o homem deve realizar um espermograma e analises bioquímicas gerais de modo a avaliar os vários minerais e vitaminas, bem como o funcionamento hormonal que possa causar impacto na fertilidade.