Dra Noélia Arruda

  1. A infertilidade é um problema feminino. (MITO) – A infertilidade pode afetar só a mulher ou só o homem ou ambos. A infertilidade na mulher pode ser, por exemplo, problemas hormonais ou de ovulação ou por doenças autoimunes. No caso do homem a infertilidade pode ser, por exemplo, má qualidade dos espermatozoides, problemas de ejaculação ou um estilo de vida tóxico.
  2. O stress e a ansiedade têm impacto na infertilidade. (VERDADE) – tanto no homem como na mulher o stress e ansiedade gera um organismo mais inflamado e isso tem impacto na vitalidade dos espermatozoides e na dificuldade de nidação e implantação do embrião. Implementar uma alimentação rica em antioxidantes e polifenóis ajudam na modulação e redução do stress oxidativo.
  3. Mulheres com Síndrome do Ovário Poliquistico (SOP) nunca podem engravidar. (MITO) – na SOP há realmente uma maior tendência á resistência á insulina o que metabolicamente pode provocar alterações nos óvulos e no processo de ovulação. Uma alimentação com índices glicémicos e cargas glicémicas baixas a moderadas é uma estratégia de atuação. A alimentação e o estilo de vida vão ter um papel fulcral na modulação desses desafios e assim conseguir engravidar naturalmente.
  4. Mesmo com tratamentos, pode não engravidar. (VERDADE) – qualquer processo de fertilidade medicamente assistida requer óvulos férteis e espermatozoides de qualidade. Avaliar as analises clínicas com o olhar da nutrição funcional permite nutrir óvulos e espermatozoides para que tornar todo o processo eficaz. Nutrir óvulos cerca de 90 dias antes de qualquer processo de fertilidade aumenta muito mas as chances do investimento ser eficaz.
  5. Mulheres com endometriose não conseguem engravidar. (MITO) – É verdade que mulheres com endometriose têm por natureza um organismo mais inflamado e stress metabólico e isso gera alterações ao nível da oogénese (formação dos óvulos de qualidade). Entender a fisiopatologia da endometriose promove o silenciamento dos sintomas e gera uma homeostase (equilíbrio) metabólico passível de gerar uma gravidez sã e tranquila.
  6. A alimentação interfere na fertilidade. (VERDADE) – existem alimentos que estimulam a nutrição dos óvulos e dos espermatozoides. Além disso, alimentos que possuem agrotóxicos podem alterar processos metabólicos, chamados de disruptores endócrinos e isso causar a infertilidade. Uma alimentação biológica e com uso de alimentos vivos promove um organismo metabolicamente mais energético e capaz de gerar um novo ser.

Preencha os campos abaixo para garantir a sua vaga!


This will close in 0 seconds