Quando um casal pensa engravidar e apercebe-se que já passaram anos que desejam o seu bebé, podemos constatar em muitos casos, que nesses anos que passam não houve qualquer tipo de analises realizadas á qualidade dos espermatozoides.
São unânimes os artigos que referem que o sucesso de uma gravidez depende, em equivalente grau de importância. Quando atribuímos o índice de responsabilidade de infertilidade referimos que 40% deve-se ao fator feminino, 40% ao fator masculino, 15% diz respeito à incompatibilidade do casal e 5% podem ser causas inexplicáveis.
Dos 40 % que dizem respeito á mulher podemos atribuir várias causas como: 45% dizem respeito a alterações hormonais e de ovulação; 35% a alterações no trato reprodutor; 15% por causa da Endometriose e 5% é a Infertilidade sem causa aparente.
Dos 40% que dizem respeito ao homem as possíveis causas podem ser: as causas pré-testiculares (podem ser alterações hormonais), as causas testiculares (varicocelo ou quimioterapia), Causas pós-testiculares (obstrução do canal deferente) e Causas desconhecidas.
Eventualmente podem ser descartadas situações que possam ter ocorrido na infância, adolescência ou na idade adulta como doenças infantis com febres altas ou acidentes, mas é muito importante o bom acompanhamento clínico a fim de determinar as várias etapas para um diagnóstico conclusivo e selecionar as estratégias de ação.
Em qualquer processo de melhora da qualidade dos espermatozoides é sempre importante uma alimentação saudável e uma suplementação adequada ás necessidades nutricionais extras, do homem, nesta fase em especifico.
Uma alimentação saudável com foco em alimentos ricos em vitamina C, que pode ser encontrado em quantidades elevadas nos legumes, vegetais e frutas frescas. As cores dos legumes, vegetais e frutas dão aos alimentos uma enorme quantidade de antioxidantes e anti-inflamatórios, bem como os polifenóis (amarelos, roxos, verdes, laranja, vermelhos, brancos) que promovem uma melhor saúde na produção e qualidade dos espermatozoides e também na maior capacidade de integridade e sobrevivência dentro do corpo da mulher enquanto aguardam pelo momento da disponibilidade do óvulo para a fecundação.