A nutricionista Noélia Arruda, autora dos livros ‘Fertilidade, Gravidez e Amamentação’ e ‘Manual para a Fertilidade, Gravidez e Amamentação’, defende que uma alimentação saudável e equilibrada pode evitar a infertilidade.
Segundo comunicado, nos países ocidentais a infertilidade afeta um em cada sete casais em idade reprodutiva, o que corresponde a 14% da população.
Muitos casais procuram outras soluções, mas só depois de vários insucessos com a técnica de fertilização in vitro ou com outras técnicas medicamente assistidas é que começam a questionar-se porque não conseguem formar o seu embrião.
Porém, Noélia Arruda está convencida que a resposta é simples: basta que tanto os óvulos como os espermatozoides estejam nutridos para serem férteis.
A especialista acrescenta ainda que é igualmente importante perceber se existem reservas nutricionais para se formar um embrião viável e se estas possuem nutrientes específicos para que a nidação e a implantação ocorram de forma intensa e eficaz.
“Existem alimentos que potenciam a fertilidade, por isso, é crucial trabalhar os pilares da Dieta para a Fertilidade, que está focada nas quatro dimensões do ser humano (físico, mental, emocional e espiritual)”.